segunda-feira, 23 de março de 2009

Biografia

DINA SIMÃO







HISTÓRIA DE MODA DE UMA MUANGOLÉ DE SUCESSO










Aos sete anos iniciou a sua carreira de bailarina, no Dundo, Angola, de onde é natural. Chegou a Portugal nos anos oitenta e foi ao lado do famoso cantor Bonga que a projectou para uma carreira internacional. A sua carreira de 14 anos de exima bailarina valeu-lhe um troféu tendo sido distinguida em 1992 pela comunidade portuguesa e africana de Nova Iorque, como “bailarina do ano.”





Associado a este passado de bailarina coroado de êxitos, Dina Simão soube sempre tirar partido dos múltiplos talentos que tem. De espírito generoso, entrega-se de corpo e alma aos seus projectos sócio-culturais, dando aulas quer de moda, danças africanas ou até mesmo como contadora de Histórias. Em Setúbal, cidade onde habita há mais de 20 anos, desenvolve actividades com os jovens e adolescentes “de diversas etnias” Foi dessa experiência que nasceu o grupo cultural kissonde. Deixando a sua marca em espaços tão diversos, sejam hospitais, sejam escolas, sejam estabelecimentos prisionais, seja a RTP. Com passagem pelos estados Unidos, China e diferentes países da África e Europa, foi mesmo o seu dinamismo que a levou a coordenar a imagem do pavilhão de África na Expo-2000 em Hannover.





Na década de 80, Dina Simão faz um curso de modelo e é a melhor classificada, tendo desfilado para a fil moda, intermoda e participado em alguns desfiles, ao lado de nomes consagrados do meio. Apesar disso, não consegue uma carreira famosa como manequim, porque “na altura as agências não aceitavam manequins negras.”
Por essa altura, recebeu um convite da sua professora de técnicas de desfile para trabalhar na sua boutique atelier em Cascais e, foi daí, que começou a desenvolver o gosto pelos “trapos”para bem fazer, resolveu tirar um curso de corte internacional de moda e mais tarde o curso de estilismo.
Em 1998 montou o seu próprio atelier no Estoril, onde tem desenvolvido a sua criatividade.





Dina Simão tem a paixão da sua profissão, que começou a manifestar-se como “hobby” -nos tempos de bailarina onde fazia as vestes dos colegas do grupo para os diversos espectáculos.








TROFÉUS DE DESTAQUE





2010-Prémio "Cradora do ano" na 13ª edição do Moda Luanda





2009- Selecionada para as Divas da Moda Angolana





Casino de Espinho recebe o prémio Carreira na Categoria de Moda





2008-Galardoada como a melhor estilista Clássica da diáspora. (Gala Port´s África)



Abril do mesmo ano recebe o prémio prestígio Angola-Portugal , categoria Moda Teatro S.


Jorge -Lisboa.





2007- Obteve o 1º lugar no Festival da Moda Lusófona na Aula Mágna-Lisboa- Angola África Fashion.





2005- Recebe da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal o Diploma de Reconhecimento e divulgação da Cultura angolana em Portugal






FORMAÇAO ACADÉMICA




Depois de uma carreira de sucessos durante vários anos no mundo da cultura, Dina Simão decide no final dos anos 90 tirar um curso superior, fazendo uma licenciatura em “Gestão do desenvolvimento e Cooperação Internacional, na Universidade Moderna.” Imbuída do espírito académico, estagiou na Câmara Municipal de Setúbal e participou como voluntária para uma instituição da ONU. Nesse âmbito, fez parte do projecto “FAZER” numa acção de intercâmbio cultural no Sul de Angola, zona de guerra, “experiência que considera bastante marcante”






FONTES DE INSPIRAÇÂO



A moda tem sido o seu projecto actual, e a sua marca não para de aumentar como uma das expressões mais visíveis, por expressiva, dos diferentes “estados de espírito” africanos/europeus. As suas origens constituem fontes de inspiração muito versáteis para a criatividade de Dina Simão.





As harmonias de cores são fortemente inspiradas nas culturas africanas, utilizando para tal os panos típicos como os “ wax Block, Java print, super wax” etc. tirando o maior partido da textura e colorido destes matérias, numa mistura de traços Euro-África que contagiam totalmente o corpo, transportando o seu conceito de uma forma bastante sensual e intelectual, destinada a mulher sóbria e sofisticada, de acordo com ela própria e com as mudanças no mundo actual.




CURRICULUM PROFISSIONAL




2011/ Abril



Estilista convidada em Parceria com a Estilista Lisete Pote para a 2ª Gala de aniversário do Hotel de Convenções de Talatona com um desfile de Moda:" Maravilhas de Angola"




Apresenta Desfile de Moda no HTCA Lançamento da ZTV-Zimbo - 1ª Televisão privada de Angola




2010



Fevereiro-Participa na Moda Luanda com uma colecção destacável e é a vencedora da categoria de "CRIADORA DO ANO." de 2009, com base nos votos do público.




Março- Capa de Revistas: Angolana de Informação e Cultura NGINGÃO e Revista VIDA




Março -Paricipa no Moda Malange 2010





Novembro -Faz-se presente na Trienal de Luanda Com uma Palestra Sobre



Moda de Raizes Africana e sua Internacionalização"





Dezembro Participação no Angola África Busness- Feira Internacional de Luanda





2009






Dezembro-Dina S. é uma das 4 seleccionadas para a 3ª edição das Divas de Angola na



Categoria Moda, o mais mediático e importante evento Angolano que enaltece a alma da mulher angolana.











Novembro- Passa a apresentar o Programa de televisão da ZTV-Zimbo " SEXTO SENTIDO"










Julho- É a estilista da diáspora convidada à participar no Angola Fashion week









Fevereiro - Participa no London fashion week









A Convite do BFA Angola é responsável da indumentária do Cantor Paulo Flores no spot publicitário dos cartões de crédito Mwangolé







Janeiro - Responsável pela imagem do relatório de contas do Banco KEVE Angola com o tema "Panos Africanos"





2008









Novembro- A convite do Embaixador de Angola em Marrocos Sr. Luís de Almeida e sua esposa Srª Dina de Almeida e da direcção do teatro Nacional Mohammed IV apresenta um desfile de moda na Soirée de Gala Angolaise alusive as comemorações do dia da Independêcia de Angola.




Outubro- Participa no programa a hora da verdade da TV Zimbo Angola.



É responsável pela indumentária das 21 candidatas do concurso Miss Guiné Bissau no fórum Lisboa.



Julho - Participa na gala de lançamento da TPA internacional no Coliseu dos Recreios em Lisboa, com um desfile de moda de gala inspirada em matérias afro.



Maio - Em alusão às comemorações do dia de África realizado na cidade do Porto pela Organização África no coração do Porto, apresenta dois desfiles de Moda no Mercado Ferreira Borges.

Abril - A convite do Exmo. Sr. Embaixador Luís de Almeida e Embaixatriz Sr.ª Diamantina de Almeida, representantes da Embaixada de Angola em Marrocos, participa no “Le plus Grand Buffet des Plats du Monde” com um desfile de moda de inspiração Euro Afro.15 dias mais tarde, a convite dos mesmos, faz parte do 5éme Festival des Musiques du désert em Rissani-Errachidia.




2007





Fevereiro- É convidada a decorar os estúdios de televisão (TVI), programa do Luís Goucha.



Maio - Participa no programa Praça da Alegria no Porto, onde decora uma mesa Afro e apresenta um mini desfile de moda de sua cri actividade.



Agosto - É convidada à apresentar o seu trabalho no programa janela aberta da TPA em Angola e a participar em 4 desfiles de moda no Miami Beach e D`jango Veleiro (Ilha de Luanda) com estilistas Angolanos da nova geração.



Junho - Participa no programa Latitudes da RTP África, apresentado por Marisa Feio, esta, vestida elegantemente por Dina.



Maio - É convidada pelo Decano do Grupo Africano de Embaixadores para vestir o protocolo do colóquio África-Europa com a presença do Mr. Kofi Annan Secretário Geral das UN.



No dia internacional dos Museus, dinamizou um work shop de moda com várias escolas secundárias de Algés no Museu de Etnologia de Lisboa.



2006



Dezembro -Participa no programa da RTP África “Kandando” com um desfile alusivo ao Natal e propostas para a passagem de ano 2006/07.



A 14 do mesmo mês é responsável pela indumentária do protocolo na residência do embaixador de Angola Em Portugal Dr. Assunção dos Anjos.



Novembro - Recebe o convite do consulado geral de Angola em Portugal para abrilhantar a festa da comunidade Angola residente em Portugal no Palácio dos Congressos em Lisboa.



No mesmo mês participa no programa Herman SIC, para apoiar a selecção Angola Portugal aquando do Mundial.Em Junho é convidada pela comunidade Angolana residente na Alemanha para dois desfiles aquando dos jogos de Angola, em Colónia e Frankfurt apoiando o mundial futebol.





Setembro - a convite da Câmara M. de Setúbal integrado nas tardes interculturais, no museu do trabalho Michel Giacometti participa no work shop “A influência da moda africana na moda ocidental.”








A convite da Cônsul Geral de Angola em Portugal Drª Elisabete Simbrão para decorar o auditório da faculdade de Letras em Lx. no decorrer do “Encontro de deputados da assembleia Nacional com a Comunidade Angolana Residente em Portugal.

A convite do comité Miss Angola em faz parte do grupo de júris da 3ª gala Miss Angola.



Maio - faz o encerramento da semana cultural Africana na Malaposta em Lisboa.



Tem a honra de vestir duas convidadas da XI Gala dos Globos de Ouro da SIC tendo o seu trabalho ficado no grupo dos dez vestidos mais destacados da noite.



Dina Simão abre o seu segundo espaço de criatividade, Atelier de Moda em Palmela.



A convite do Projecto Raízes apresenta um desfile de moda no Novotel de Setúbal, alusivo a semana gastronómica Africana.



É convidada especial do programa da RTP1 e RTP Internacional “O mundo Aqui.”



2004



Maio - A convite da Associação da Mulher Migrante em Portugal participa num show de moda “Gala de música e Moda Angolana” dia Internacional da Mulher. Forum Roma Lx.
Ainda em Novembro é convidada pela RTP África programa “Kandando” a apresentar alguns modelos da sua criatividade.



2003



Julho - é convidada juntamente com o estilista Augustus a vestir 18 concorrentes da 1ª gala de eleição ao título de MISS Angola em Portugal.



Participação show de moda Estilistas africanos em Portugal. “Estufa-fria Lisboa”



Apresentadesfile de “Moda contra a Criminalidade” na FIL, enquadrado no Programa “Escolhas” Patrocinado pelo Mistério da educação e apoiado pelo Ministério da Justiça.



2002



É convidada pelo Dep. Cultural da Embaixada de Angola em Portugal na pessoa do Dr. Luís Kandjimbo para apresentar um show de moda coreografado com o tema: Angola Festa da Paz. Centro Cultural de Cascais.



2001

É responsável pela indumentária de 10 jovens do protocolo, 100 empregados, assim como parte da decoração do casamento de Teresa Roque e Piero no Convento do Beato.

Recebe um convite do Instituto Português da Juventude de Setúbal para levar um show de moda nas comemorações do dia internacional contra a discriminação Racial, com a presença do Alto Comissário para as Minorias Étnicas.

Participação na Conferência ”Mitos e Rituais na moda Africana, como oradora e Estilista. Dia de África.



2000


Participação na Expo-2000 Hannover-Alemanha com a sua colecção de primavera verão.

Apresenta show de moda na Universidade Moderna de Lx integrada na semana da cooperação Luso-África.

Recebe um convite do Barão Stefan Von Breisky para apresentar um show de moda tropical na sua Qtª na Malveira da Serra, em presença de figuras ilustres: Embaixatriz do Brasil” Teresa Noronha, Pedro e Isabel de Bragança” entre outros.

Junho - participação no Fashion Designers, Internacional Competition. Museu Nacional do Traje em Lisboa.
Apresenta na Universidade Católica do Porto a sua colecção integrada nas actividades da semana cultural africana.








Sem comentários: